|
Não deixe sua prótese dentária provocar doenças |
|
A perda de dentes pode ser causada por cáries, doenças das gengivas e traumatismos. Quando falta um dente, o vizinho ao lado tende a mover-se para o espaço livre, gerando desequilíbrios nas arcadas dentárias. Para voltar a mastigar, falar e ficar bonito, colocam-se próteses dentárias.
|
|
Leia mais...
|
|
|
Vitaminas combatem perda de visão na 3ª idade |
|
Diferente dos dispendiosos tratamentos contra degeneração macular, suplementos vitamínicos ajudam a preservar a visão dos idosos. A perda de visão na terceira idade atinge cerca de 100 mil pessoas ao ano no Brasil. Nos Estados Unidos, o índice dobra. A degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
|
|
Leia mais...
|
|
Alimentação Dieta pós-menopausa: Como deve ser a dieta de uma mulher na menopausa?
Conforme explica a nutricionista Elsy Oraa, por volta dos 50 anos, as mulheres devem ter muito cuidado com o excesso de peso. Elas também devem suprir a falta de cálcio causada pela redução do hormônio estrógeno.
Assim, a dieta deve conter alimentos ricos em cálcio (como os derivados do leite) e pobres em sódio (ou seja, pouquíssimo salgados). "Essas mulheres devem tirar o saleiro da mesa, e abusar do leite e dos iogurtes desnatados", recomenda a nutricionista.
Outra boa dica é procurar alimentos derivados da soja e de grãos como a lentilha e o feijão, que têm eficácia comprovada no combate aos sintomas da menopausa
. Como a perda de ferro diminui com o fim da menstruação, as mulheres com mais de 50 anos também podem diminuir o consumo de carnes vermelhas, assim como das gorduras de origem animal e dos embutidos. E, como sempre, é preciso consumir muitas frutas e verduras. |
|
|
Quem não gosta de estar sempre com a sobrancelha em dia, bem desenhada e sem pelos sobrando? Mas para que isso aconteça,
|
|
Leia mais...
|
|
Vitamina A e Zinco ajudam a curar a tuberculose |
|
Os pacientes de uma doença que volta a ameaçar a população mundial, a Tuberculose, podem se beneficiar da adição de vitamina A e de suplemento de Zinco à medicação padrão contra a doença, relatam pesquisadores holandeses da Universidade Wageningen, na edição de abril do American Journal of Clinical Nutrition.
Pesquisas anteriores haviam mostrado que doentes com tuberculose geralmente sofrem de desnutrição, o que pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a suscetibilidade a enfermidades. Os cientistas têm observado que a adição de vitamina A e de zinco melhora o sistema de defesa desses pacientes.
No trabalho atual, os pesquisadores realizaram um estudo aleatório para averiguar se o acréscimo de vitamina A e de zinco à dieta de pessoas que tomavam medicação contra a tuberculose incrementaria os resultados. Os cientistas avaliaram 110 indonésios com tuberculose recém-diagnosticada, sendo que 80 deles completaram o estudo. Metade dos pacientes integrou um grupo que recebeu a medicação padrão contra a tuberculose mais 5.000 UI de vitamina A e 15 miligramas de zinco. Os demais tomaram os remédios contra a infecção e placebo.
Os participantes da pesquisa foram submetidos a longos exames antes do início do tratamento e passaram por novos testes 2 e 6 meses mais tarde. Os pesquisadores descobriram que os complementos pareceram aumentar a eficácia da medicação antituberculose nos primeiros 2 meses de terapia. Em comparação com os doentes que receberam apenas o tratamento convencional, os pacientes que ingeriram os suplementos apresentaram o dobro de chance de eliminar a bactéria da tuberculose do muco pulmonar excretado na tosse em duas semanas - e de manter o efeito por 7 semanas. Nestas pessoas, também foi verificada uma maior redução das anormalidades e das lesões observadas em exames radiológicos.
Diminuir a quantidade de bactéria potencialmente contagiosa presente na saliva do paciente pode reduzir os riscos de contaminação de outras pessoas, observaram os pesquisadores. A equipe de West concluiu que, se os resultados da pesquisa forem confirmados por estudos maiores, o tratamento padrão contra a tuberculose deve ser alterado para incluir os suplementos, que podem permitir aos médicos reduzir a dosagem ou o tempo da medicação - o que corta custos e potenciais efeitos colaterais.
Reuters Health |
|
|
|
|
|
|
|